26 junho 2009

Gregor Samsa e Michael Jackson.



Metamorphosis after Kafka - Paula Rego

A notícia da morte do maior ícone da música pop dos anos 80 relembrou-me o livro Metamorfose de Franz Kafka, onde o personagem principal, num dia qualquer, acorda transformado num insecto.

As histórias de ambos cruzam-se tantas vezes que alguém devia desenvolver este paralelo numa tese ou teoria da conspiração.

Se os espelhos de ambos pudessem falar, é que era.

01 junho 2009

Cercados de idiotas por todos os lados e não é uma ilha, o que é?

Não gosto deste mundo em que tudo é tratado com pinças. O avião da Air France, infelizmente caiu e é provável que todos os ocupantes tenham morrido.

Porque é que a notícia diz que o aparelho desapareceu dos radares? Querem poupar quem? Mas que época é esta em que matar milhares em guerras injustificadas é banal mas a morte de civis ocidentais é algo que deve ser tratado por agências de comunicação?

Morreram, num acidente - estropiados, queimados e em pânico como em todos os acidentes de aviação.

O preço do Airbus é o mesmo de um mercado paquistanês onde morre o mesmo número de pessoas regularmente.

E esta coisa do passaporte português lá no meio – que ridículo. Se morreu um português neste acidente, qual é o espanto?

Somos mais ricos e temos no bolso equipamentos capazes de matar a fome a várias crianças durante semanas em África, mas somos incapazes de levar os nossos filhos a um cemitério onde estão os avós.

Uma morte é tão natural como um nascimento e os nossos antepassados lidavam melhor com esse facto do que nós.

Ou como dizia Agostinho da Silva Vivo nesta sociedade mas isso não quer dizer que me identifique com ela.