31 agosto 2007

Em exibição, perto de si.



A novidade está no grafismo, o argumento já toda a gente conhece.

29 agosto 2007

Noticiário bárbaro.

Vi a notícia de um linchamento popular de um ladrão na Índia, com imagens da selvajaria. A SIC dá esta notícia porque existem imagens de sangue, tal como daria uma de um acidente de viação, caso alguém o filmasse.

Não respeito este jornalismo.

27 agosto 2007

As expressões do belo.



Elephant gun - Beirut

24 agosto 2007

Human after all.

Devido ao adiantar da inteligência, ao desenvolvimento do conceito e ao facto de Deus estar nos pormenores, a nova campanha publicitária da Diesel, desenvolvida pela agência KesselsKramer, é uma obra definitiva.





Diferença entre informação e conhecimento II.

Chegam vários leitores a este blogue pela seguinte procura no Google: “qual a diferença entre informação e conhecimento”

Depois de um primeiro post irónico sobre o tema, devo considerar o seguinte:

É uma questão de digestão. A informação terá que ser digerida para se transformar em qualquer coisa participante do individuo, neste caso conhecimento. Se a matéria resultante despoletará exercícios de elasticidade intelectual é outro assunto.

Uma despensa farta não é garantia de um jantar brilhante.

23 agosto 2007

Os plágios do Sr. Menezes (ou do Sr. Assessor do Sr. Menezes).

Não têm importância nenhuma, até porque estamos a falar de honestidade e isso para política não conta nada, como se sabe.

Aposto que isto é episódio para encher de orgulho os seus amigos mais íntimos.

21 agosto 2007

Hierarquias.

Qual a etiqueta mais importante num casaco? A que diz Armani ou a que diz XXL?

17 agosto 2007

A classe dos escritores.



Os escritores abastados têm mais disponibilidade para a criatividade. Não têm grandes preocupações ou perdas de tempo com a própria subsistência. Mas este estado retira-lhes alguma revolta ou sal que costuma reflectir-se na obra.

Os escritores com dificuldades, pelo contrário, têm algumas vezes excesso de nervo ou sangue vivo que lhes vai salpicando as páginas e as mãos enquanto escrevem.

Contrariando a vida normal, em literatura a classe média tem dado bons frutos. Muitos livros de referência nasceram do feliz remedeio dos seus criadores. Até porque ao contrario dos músicos, um mau escritor não tem lugar nas estações de metro.

16 agosto 2007

De Ray Liotta poderá dizer-se que:



O auge da sua carreira foi há uns anos.

Contudo, ainda ontem na Alemanha com o massacre de Duisbourg onde seis mafiosos foram assassinados, criaram-se novos e bons motivos para recordar Goodfellas. Motivos que, quem sabe, poderão ainda ir buscá-lo para uma nova hora e meia de entretenimento, ou mais.

14 agosto 2007

Ministério do bom gosto XIX.



Gong Li, salvo pela.

13 agosto 2007

Geografia e engarrafamentos.

Nasci no Ribatejo mas cedo vim estudar e trabalhar para Lisboa. Vivi cá durante nove anos e, apesar de continuar a trabalhar no centro da capital, voltei a morar no Ribatejo.

O conhecimento das realidades urbana e provinciana permite-me afirmar:

- Quem nasceu cresceu e vive na cidade é mais limitado em termos de análise global abstracta.

- Quem vive fora de Lisboa não se interessa muito pelos pormenores inúteis de funcionamento regular, característicos da cidade.

- Na capital há homens novos que usam chapéu. Mas estes, normalmente, não têm a educação de o tirar sempre que entram num local fechado.

10 agosto 2007

Rude Bullitt.



Bullitt é o exemplo perfeito de um clássico injustificado. É um filme pobre com actores médios e mal dirigidos. O realizador Peter Yates limitou-se a criar um festival de inverosimilhança com diálogos que chegam muitas vezes à patetice.

Em cinema, o valor intrínseco a cada obra não corresponde muitas vezes à sua reputação. Isto deve-se ao facto das imagens poderem transformar-se em provas documentais de um estilo ou época, que se sobrepõem ao valor do próprio filme. Neste caso, Bullitt é uma boa colecção de postais da década de 60, tal como Top Gun dos anos 80.

Estes filmes têm assim uma função de testemunha semelhante à da história de Bullitt que, apesar de morta, todos andam atrás dela.

06 agosto 2007

Terei sorte na saúde e amor que chegue?



Monstertruckdriver - T. Raumschmiere

Uma boa resposta para quem ainda dúvida que o futuro* passa pela Alemanha e pelo Canadá.

*Futuro da música e não do Millennium BCP, claro está.

03 agosto 2007

A viagem de Mikhail Gorbachev.



O ex-presidente russo é protagonista na nova campanha publicitária da Louis Vuitton. Fotografado, a pedido do próprio, junto a um resto do muro de Berlim, por ser a queda deste o maior dos seus orgulhos.

O leste e o ocidente estão dentro do carro. Na mala há cambalhotas de dirigentes comunistas a fazerem eco nos mausoléus.

02 agosto 2007

Livro-me.

Deve evitar-se entrar numa livraria só para ver. Não saber o que procurar neste local enerva levemente o visitante. Este dará por si a consultar álbuns com cores metalizadas ou agendas disfarçadas com um poema por semana.

Reparar no que os vizinhos levam para a caixa, e tentar imaginar a sua cabeça ou profissão é pouco interessante. Procurar um livro para auscultar a diversidade de oferta do estabelecimento, recorrendo a um clássico obrigatório ou a uma edição recentíssima, é, nestes casos, o melhor passatempo.

01 agosto 2007

Lisboa Ferreira.

Sempre que ouço o nome Rua Ferreira Borges, lembro-me sempre do Monopólio e das tardes que passei a brincar aos Pestanas.