29 junho 2007

Olá, fone.




Começa hoje a prova dos novos iPhone da Apple. As primeiras pessoas, que estão na fila desde segunda-feira, vão poder comprá-lo a partir das 22:00 horas (hora de Lisboa).

Tenho a sensação de que a revolução que a Apple deseja não vai ser tão grande como a que aconteceu com o iPod. O facto de ser uma espécie de gadget canivete suíço não é bom presságio.

27 junho 2007

Ministério do bom gosto XVIII.



Soap On A Rope.

Estou de olho no Berardo, à espera que resvale.

Mas ainda não foi desta. Ele viu e corrigiu, (o verbo corrigir tem estado demasiadas vezes presente em Berardo, mas adiante), que o Sr. Mega Ferreira não prestava para o novo museu. Esta decisão não poderia ser mais acertada, quanto mais não seja por o Sr. Mega Ferreira ter um historial de envolvência com desvios de grandes quantidades de dinheiro das instituições por onde tem passado.

26 junho 2007

Descanso.

Conhecer a vida de escritores importantes pode ser deprimente ou muito animador. Aprecio os que se suicidaram ou auto-destruiram, mas exemplos como Cervantes dizem-me muito. Ele, já deitado para morrer, riu-se ao saber que a sua obra-prima já ia na sexta edição em apenas um ano. Depois de uma vida a inventar formas de sobrevivência, esta foi uma boa recompensa.

O único senão é que isto também serve de desculpa para a perseverança de medíocres.

Credibilidade.

A campanha da Harvey Nichols com gatinhos a espancarem-se, aqui falada há uns tempos atrás, acabou de ganhar um leão de ouro no mais importante festival de publicidade. Para quem gosta de publicidade, este site é um filão.

24 junho 2007

Esgotados.

O concerto dos Rolling Stones de amanhã ainda não está esgotado. Segundo o telejornal, ainda existem vinte mil bilhetes à venda. Isto é uma boa manifestação de bom-senso nacional.

22 junho 2007

One of these for Portugal, please.

Uma das mais importantes colecções de arte pop,

e quase tudo o que está no Museu do Design, são ideias do Berardo. Não conheço o senhor nem sei se ele virá a revelar-se um excêntrico burgesso. Mas sei que quem o já começou a rotular é ignorante e revela, de certa forma, ingratidão - essa condição típica, e o pior dos defeitos, de quem é pobre.

21 junho 2007

A abordagem mais certa que ouvi esta semana.

Olá. Posso pagar-lhe uma bebida? Ou prefere o dinheiro?

20 junho 2007

Princípio de conversa para quem está sozinho e a meio duma festa de aniversário com bom gin:

O 25 de Abril foi a pior coisa que aconteceu a este país.

A coisa mais estúpida que vi esta semana.

Uma placa de entrada que avisava:

Cuidado com o cão,
Pit Bull com SIDA.

19 junho 2007

Ministério do bom Gosto XVII.



Kerry Washigton e Forest Whitaker

Ela é uma linda linda mas ele o que será? Um feio giro, um feio genial, ou ainda um feio giro genial?

18 junho 2007

E depois querem que um homem durma sossegado.




No excelente O Pêndulo de Foulcault, Umberto Eco conta uma das melhores teorias da conspiração que ouvi na minha vida. A versão curta: William Shakespeare escreveu D. Quixote de la Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes, enquanto este é o autor de todos os livros atribuídos ao primeiro. Ou seja, Cervantes seria o autor da maior obra literária jamais efectuada enquanto Shakespeare escreveu aquele que é tido como o melhor livro da história da literatura.

Além de contemporâneos, faleceram no mesmo dia, 23 de Abril de 1616 que era também o dia em que Shakespeare fazia 52 anos.

William Shakespeare, 23 de Abril de 1564 - 23 de Abril de 1616

Miguel de Cervantes e Saavedra, 29 de Setembro de 1547 - 23 de Abril de 1616.

O machado não pára.

No passado mês de Maio, o San Francisco Chronicle, jornal do grupo Hearst, despediu 100 jornalistas. Perdas de um milhão de dólares por semana estão na origem de mais esta corroboração da agonia que a imprensa tradicional atravessa.

A novidade passa por o San Francisco Chronicle deter o site de informação sfgate.com, um dos dez mais visitados nos EUA e, ainda assim, estar a morrer. Isto, parecendo que não, é inédito e deita por terra muitas das esperanças que ainda existiam.

Além dos blogues e da Internet em geral, agora é o Google a estar na mira dos defensores acérrimos da imprensa tradicional. Segundo estes, o motor de busca deveria ser responsabilizado pela desgraça que paira sobre todos os jornais.

Mas isto são discussões de gente responsável, de jornalistas notáveis e honestos, muitos dos quais já no desemprego. A propósito, o desemprego é a única coisa que estes têm em comum com os colegas portugueses, o que faz desta sangria uma coisa mais adocicada por cá.

13 junho 2007

Ministério do bom gosto XVI.






Dutch Farmgirl – Judith van den Boom

Designer e artista holandesa, Judith está a revolucionar um bocadinho do mundo com a sua obra. Granadas, espingardas e uma malinha de primeiros socorros vivem muito para além da porcelana desta Farmgirl. Aqui há mais.

12 junho 2007

Bastava o Paulinho bater com o Civic Type R.

A encomenda do novo estudo e o aparente recuo do governo em relação à questão do novo aeroporto é uma manobra inteligente de Sócrates.

Serviu para acalmar a oposição, satisfazer Cavaco Silva e definir a Ota como solução indiscutível. Fazer o novo aeroporto em Alcochete não faz sentido absolutamente nenhum. Alcochete já perdeu, e vai continuar a perder, para a Ota em todas as frentes, nomeadamente nas acessibilidades, na proximidade com a nova linha de comboio de alta velocidade, na localização em cima do principal acesso nacional à segunda maior cidade portuguesa e na proximidade ao maior terminal logístico nacional, a construir em Castanheira do Ribatejo já a partir de Janeiro de 2008.

A juntar a tudo isto, a oposição acha normal o novo aeroporto ficar num local com uma barreira geográfica como o rio Tejo, à mercê da capital do pais ficar isolada de todo o tráfego aéreo, na eventual ocorrência de um simples acidente de viação.

11 junho 2007

The End.



Os Sopranos acabaram. E o final, diz quem viu, foi de suster a respiração, ainda que nada tenha ficado explicitamente definido. Não se sabe se a vida continuou como sempre, se Tony passou a ser informador do FBI ou se pura e simplesmente foi assassinado.

Estou de acordo com o New York Times, esta série foi um dos marcos mais importantes da cultura americana dos últimos 25 anos.

10 junho 2007

Ideias ao dinheiro I.

Cursos para massagens de bebés.

Mas quem é que precisa de pagar para fazer festinhas ao próprio filho?

A insegurança das pessoas urbanas/sofisticadas/neo-sensíveis/responsáveis por auto-imposição não pára de me surpreender. Os seus argumentos e as suas conversões vivem com os da Igreja Universal do Reino de Deus e seus frequentadores. As diferenças de conteúdo, profundidade ou estratégia são um pormenor.

08 junho 2007

Terroristas, virgens, bombas à parva, paraíso, assim também eu.




Estas são as passagens do Alcorão que convencem qualquer extremista árabe e que todos nós devíamos conhecer para uma mais fácil compreensão. São longas mas, por Alá, são boas!

"Os que obedecerem aos mandamentos terão um abrigo divino onde encontrarão a felicidade eterna. Depois da sua morte serão transportados para uns frescos bosquezinhos próximos dos mais risonhos prados; ali reclinados suavemente sobre leitos deliciosos beberão um licor que os consolará sem ficarem embriagados. As suas mulheres, cândidas como ovos frescos, apenas terão olhos para os seus maridos, conversarão com eles e um deles dirá: “Tinha na terra um amigo que me perguntava se eu acreditava na ressurreição e se depois de sermos barro, ossos e pó voltaríamos a viver. Vinde comigo, vamos ver o que se passa”. O bem-aventurado verá o seu amigo no fundo do inferno e dir-lhe-á: “Meu Deus! Como faltou pouco para que me seduzisses”. Todas as penas são expulsas da morada dos felizes e jamais se retirará a sua posse aos que a habitam. O coração encontrará ali tudo o que deseja e o olhar tudo o que o possa encantar; todos os desejos dos bem-aventurados serão realizados e será suprema a sua vontade e eternas as suas delícias. Enquanto descansarem sobre leitos tão suaves como o tálamo nupcial, estarão perto deles lindas jovens de peito alabastrino, formosos olhos negros e olhares delicados. Nenhum homem e nenhum génio profanou os seus costumes e o seu pudor; as pérolas não igualam em brancura o esplendor destas virgens encantadoras; o amor que provoquem senti-lo-ão elas mesmas e os dois amantes hão-de gozar de uma inalterável juventude. Junto deste encantador lugar abrem-se outros jardins coroados de uma verdura eterna e adornados por duas buliçosas fontes. Encontram-se ali reunidos os mais variados frutos e há mulheres de maravilhosa beleza em soberbos pavilhões. Cada boa acção será para os justos um grau de felicidade e beberão um vinho estranho, misturado com água do paraíso, que os querubins bebem junto de uma macieira sem espinhos e da árvore que produz os perfumes."

Alcorão, cap. Das Ordens, c.III, p. 69; c. XIV, p. 217; c. XVI, p. 5; c. XIX, p. 59; c. XXXV, p. 219; c. III, p. 54; c. IV, pp.82 88; c. V, p. 225; c. IX, p. 201; c. X, 217; s. II, c. XXV, pp 31, 36; c. II, III, IV, V, IX, pp. 19, 34, 38, 44, 55;
Cap. Da Montanha e dos que pesam com falsos pesos.


No Livro do Céu e do Inferno – J. L. Borges e Bioy Casares.

04 junho 2007

O iPod desvendado.



Um dos segredos para o sucesso do gadget é o tipo de manuseamento. Este faz-se com o indicador ou o anelar em movimentos leves e circulares com pequenos toques.

Isto é sexy. E é o mesmo tipo de raciocínio aplicável a quem desfruta de um corneto de morango. Mas a subtileza em relação ao exemplo mais calórico não o coloca em zonas tão acessíveis.

Ainda em relação à Venezuela.

Neste fim-de-semana o país esteve sem internet. Segundo fontes oficiais, esta avaria deveu-se a um problema nos servidores principais deste serviço. Coincidências.

01 junho 2007

Venezuela.

Deve ser acompanhada com muita atenção, porque não é todos os dias que se assiste em directo ao nascimento de um clássico da ditadura.